quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

4. A Primeira Tentação


“Houve guerra no céu. Miguel e Seus anjos batalharam contra o dragão. Também lutaram o dragão e seus anjos; mas eles não venceram, e o seu lugar no céu foi banido. E o grande dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, o sedutor de todo o mundo, foi lançado na Terra, e com ele, os seus anjos”. Ap 12:7-9 (adaptado)
Satanás – o orgulhoso já havia causado tristeza no céu. E o ódio que alimentou contra Deus, ele levou consigo para a Terra. Nela, habitavam os príncipes Adão e Eva, o primeiro casal humano, que governava o planeta no jardim do Éden.O casal vivia em meio à perfeição e alegria. Mas o orgulhoso estava decidido a acabar com aquilo.
Satanás sabia que a melhor forma de afetar a Deus e colocá-Lo em cheque diante do Universo, seria levar o ser humano a quebrar a aliança da árvore (Gênesis 2:15-17). Por isso, para ele, era tentar ou perder.
Deus não deixou Seus filhos no escuro; alertou-os claramente da rebelião de Lúcifer no céu. Se Adão ou Eva sentissem qualquer coisa errada, eles poderiam chamar a Deus, que, no mesmo momento, Ele viria com os anjos em seu socorro. O santo casal nunca devia se separar.
O anjo rebelde sabia que só tinha uma chance. Se não desse certo, ele seria banido da Terra e destruído para sempre. Então, ele passou muito tempo analisando cada passo do casal, antes de tentar qualquer investida contra eles.
Um dia, Eva decidiu andar sozinha, e se deparou com a árvore do conhecimento do bem e do mal. E Satanás usou o primeiro médium da história: uma serpente – o animal mais inteligente e belo do jardim.
“A serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: ‘Foi isso mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?’”
“Respondeu a mulher à serpente: ‘Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’”. (Gênesis 3:1-3)
Você vê como é estranho? Um animal falando? Por mais incrível que pareça, não tem algo errado aqui?
“Disse a serpente à mulher: ‘Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que comerem dele, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal’”. (Gn 3:3)
- Veja Eva, eu comi, e não morri! E agora eu estou falando! Imagine, quando você comer, o que pode acontecer?! Deus deve estar escondendo algo magnífico de você, como escondeu de mim...
Eu imagino Eva, sozinha, olhando confusa e hipnotizada para aquela árvore. Será que, em meio aquela confusão e facínio, em algum momento passou pela cabeça dela perguntar a Deus? Satanás, usando um animal, lançou seu feitiço, e Eva foi sendo levada pelos argumentos da serpente.
- Imagine, ser como Deus!... Ter o Seu poder! Veja, Eva, que fruto delicioso, poderoso, mágico!
“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter entendimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.” (Gênesis 3:6)
Eva desconfiou de Deus e foi enganada por Satanás. E ao cair na sua lábia, sem querer, iniciou uma história terrível de pecado e sofrimento, da qual você e eu fazemos parte.
Será que existe esperança? Até o próximo post...