sábado, 31 de dezembro de 2011

4. A Primeira Tentação - Efeito Dominó


Para entender, leia o post 4. A Primeira Tentação.
“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter entendimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.” (Gênesis 3:6)
No princípio, a sensação deve ter sido muito agradável! Como uma droga que inunda o cérebro com um êxtase incontrolável. Mas, depois, a realidade... 
Adão e Eva tornaram-se vítima da desconfiança e do pecado. Não pediram a ajuda de Deus. Afastaram-se dEle no momento em que decidiram seguir seu próprio caminho.
Veja na Bíblia como, de seres perfeitos, tornaram-se vítimas de um estado  de pecado que dominou suas mentes na velocidade de uma mordida:
“Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.
Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa da tarde, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do Jardim”. (Gênesis 3:7, 8).
Vergonha, fuga – parece que eles não tinham mais controle dos seus sentimentos!
“Mas o Senhor Deus chamou o homem perguntando: ‘Adão! Onde está você?’”
- E ele respondeu: ‘Ouvi Teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; e me escondi’.” – Medo, desconfiança, sensação de perseguição...
“E Deus perguntou: ‘Adão, quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?”
- ... Foi a mulher! A mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi.” – Projeção, acusação... primeiros efeitos do trauma psicológico
“O Senhor Deus perguntou então à mulher: ‘[Eva], o que foi que você fez?’ Respondeu Eva: ‘A serpente me enganou, e eu comi”. (Gênesis 3:7-12)
O pecado destruiu a mente dos nossos primeiros pais como num efeito dominó! Foi algo tão terrível que eles não tinham mais domínio sobre si mesmos! A partir daí, o pecado contaminou o DNA da humanidade. Todos os seres humanos herdariam essa doença, e a humanidade, a Natureza e nosso planeta ficariam amaldiçoados para sempre.
Adão e Eva, os príncipes desse mundo, entregaram o domínio a Satanás. Agora, eles, e toda a humanidade seriam escravos do inimigo e de suas tentações, e fadados a morrerem sem esperança.
Satanás, naquela hora, exultou: “Se Deus deixar viver, Ele é mentiroso, pois vai contra a Sua própria lei. Se Deus matar, Ele é um tirano injusto, e todo o Universo vai concordar comigo. Deus não tem saída!”
Terá sido a vitória de Satanás? Um guerra estava começando no coração de cada ser humano. Mas o anjo rebelde não contava com uma terceira opção... Não perca!
P.S.
Deus sempre tem opções que fogem à lógica do ser humano. Ele é especialista em boas surpresas. Para você que acha que a sua vida não tem mais opções, continue confiando em Deus. Ele sempre tem a melhor saída.
Um forte abraço! Até o próximo post.