domingo, 21 de agosto de 2011

A Ciência das Origens - Parte 2 - A Árvore


Muito bem: vimos no último post, em Gênesis 1 e 2, que, ao contrário do que muitos dizem, Deus criou um mundo perfeito. Mas, se isso é verdade; ainda fica a pergunta: Como, então viemos parar aqui?
Num ambiente perfeito, Deus deixou apenas uma lei para Adão e Eva. Gênesis 2:15-17 diz que, “o Senhor Deus tomou o homem e o pôs no Jardim do Éden, para o cultivar e guardar. E o Senhor Deus lhe deu essa lei, dizendo: De toda árvore do jardim você pode comer livremente, mas da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, você não deve comer, pois no dia em que dela comer, você certamente morrerá”. Morte não existia num mundo perfeito. Se ela existisse, o mundo não seria perfeito.
Uma simples lei, tão simples quanto lógica: uma árvore, entre tantas do jardim... Adão e Eva apenas não deveriam tocar naquela árvore santa - ela pertencia a Deus e não ao homem. Naquela época, eles não tinham aquela curiosidade doentia por coisas proibidas como nós temos. Afinal, para que estragar um mundo de prazeres muito melhores do que qualquer coisa que nosso mundo imperfeito hoje pode oferecer?
O caráter santo e amoroso de Deus é construído no princípio da LIBERDADE. Deus poderia ter feito Adão e Eva como “felizes robôs”, num paraíso perfeito, mas, sem opção de escolher se queriam aquilo ou não. Mas Ele criou seres pensantes, capazes de fazer escolhas. Para respeitar esse poder, Deus estabeleceu esta única Lei. Se Adão e Eva obedecessem, eles demonstrariam por livre escolha amar a Deus e ao próximo (Levítico 19:18 e Deuteronômio 6:5). Mas, se não, eles abandonariam a fonte da vida, mas teriam que enfrentar a consequência da separação - morte. “Filhos, apenas uma árvore é a chave entre a vida ou a morte, a felicidade ou a tristeza. A escolha é de vocês!”
O ser humano tinha duas escolhas: bem ou mal, vida ou morte, Deus ou o pecado.
Hoje, você tem essas mesmas escolhas. De um lado, Deus, alegria e uma vida sem fim; do outro, o pecado, prazeres passageiros, uma vida vazia e sem finalidade. Qual das duas você escolhe?
E a resposta da pergunta: Como vim parar aqui? Depende do que Adão e Eva escolheram. Até o próximo post.
Aquele abraço!