quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Geração Y


A internet causou uma mudança drástica na vida do indivíduo e da sociedade em geral. Em muitos aspectos, a mudança foi pra melhor: mais conectividade, interatividade, velocidade na informação e possibilidades quase ilimitadas de comunicação à distância.
Mas o problema é que, agora, maioria das pessoas preferem só a comunicação à distância, mesmo que sejam visinhos de mesa no escritório.
Imagine comigo: Você chega às 8h no escritório, liga o seu note ou PC, acessa a rede social e vê que hoje é aniversário da sua colega de trabalho. Em vez de você ir na sala ao lado, com um sorriso no rosto cantando “parabéns pra você”, e lhe dá um abraço, desejando feliz aniversário, você escreve um scrap, ou comentário no mural, ou manda post para ela dizendo:
parabéns p vc nessa data querida, mts felicidades, mts anos de vida... feliz niver... rsrs... :~) :oP assopre as velinhas do bolo virtual>>>> clique no link

Nós estamos virando uma bolha virtual, uma sociedade individualista. Não acredita? Leia a matéria:

Jovens dão mais valor a internet que a namoro, moradia e carro
Catraca Livre em 21/09/11
por Felipe Vanini Bruning, da Folha.com
A internet passou a ser tão necessária para estudantes e profissionais quanto água, comida e moradia, segundo uma pesquisa da empresa de tecnologia Cisco, realizada com jovens de até 30 anos em 14 países.
No Brasil, três em cada cinco estudantes e jovens profissionais fizeram essa afirmação. Eles ainda disseram que, entre um carro e a internet, preferem acesso à rede.
Além disso, 72% dos universitários brasileiros afirmaram que preferem navegar na internet a namorar, ouvir música e sair com os amigos.
E essa ênfase na internet se repetiu entre universitários de países como China (59%), Espanha (54%) e Índia (54%).
Apenas na França o namoro prevaleceu na dianteira das opções, com 54%.
No campo profissional, 75% da chamada geração Y brasileira afirmou não viver sem a internet.
“Para essa geração, mais importante que o contato físico é estar conectado o tempo todo nas redes sociais”, diz o presidente da Cisco, Rodrigo Abreu.
“Está ocorrendo uma substituição de atividades tradicionais pela maior conectividade.”
A pesquisa indica que 70% dos jovens profissionais globalmente possuem entre seus contatos colegas de trabalho.
Para Abreu, isso significa que a utilização de redes no trabalho, proibida por algumas empresas, estaria com os dias contados.
“Isso vai equivaler a impedir o funcionário de trabalhar.”
Segundo ele, empresas atentos a essas mudanças de perfil terão mais sucesso em reter talentos.
“A internet virou um elemento essencial da vida.”
Matéria originalmente publicada na Folha.com

Embora a net seja necessária e positiva para conectar e globalizar, é preciso entender uma coisa: Ninguém é uma ilha, maninho! É bom dar um abraço e ouvir uma voz de vez em quando... Se você se encaixa na pesquisa, para o seu bem: sai da frente do PC e vai viver de verdade!!!
Aquele abraço.