Há muitos que não acreditam em DEUS como o Criador. eles sustentam suas posições com diversos tipos de argumentos. mas eu quero perguntar uma coisa a você: noite de verão, lua nova, nenhuma nuvem no céu, nem luzes da cidade; você já viu o céu estrelado? já olhou para aquele braço da via-láctea onde as estrelas parecem núvens no céu escuro? logo que eu olhei, vi que não há como não crer que DEUS não existe.
a velocidade da luz é de 300.000 km/s. isso equivale a dar 7 voltas completas pela linha do equador em apenas 1 segundo. a luz que vem de uma lua cheia demora 1,2 seg para alcançar a terra. já o sol, quando voce vê ele surgindo no horizonte, na verdade, era para ele estar lá há 8 min, porque esse é o tempo que a luz do sol demora para alcançar a terra.
incrível! é muito grande! já tá se sentindo pequeno?
a via-láctea é o nosso quintal. formada de oito braços principais em espiral, mantem sua estrutura graças a um núcleo concentrado de estrelas, poeira cósmica e gazes em alta pressão que são atraídos por um buraco negro tão forte que a luz não escapa de lá. o que é impressionante é que o número de estrelas pode chegar a 200 bilhões, e o seu diametro médio é de 100 mil anos luz - não é 100, nem 1000, mas é de 100.000 anos luz!
e aí, se sente pequeno?
a sonda espacial voyager foi lançada da terra na década de 80. depois de passar mais de 16 anos no espaço, após se encontrar com plutão (que não é mais planeta), tirou um composite de 60 fotos do nosso sistema solar. antes de se perder no universo. o mais interessante é que a terra aparece numa das fotos - como um pálido pixel azul atrás de uma refração solar na lente da câmera. é isso que nosso planeta é - um pixel no vasto universo infinito.
Sl 19:1 - os céus declaram a glória de DEUS e o firmamento testifica as obras de Suas mãos.
o mais impressionante é que a terra nunca se perdeu no universo, mas traça a mesma rota eliptica desde que passou a existir. é um planeta que, a despeito do desrespeito do homem, mantem as condições ideais para a nossa tranquila e pacata sobrevivencia. se a lua se afastasse 70 mil km da terra, o nível do mar subiria tanto nas marés altas, que poderia encobrir os continentes. para manter o seu cíclo de 24 h, a velocidade da terra no equador é de 2570 km/h. Se fosse a 160 km/h, o sol fritaria tudo o que é vivo de dia, e a noite mataria congelado o que sobrasse. mas ela gira a 24h por dia, sem perder seu impulso nem a sua órbita.
como isso surgiu por acaso? 6 bilhões de anos não seriam suficientes para criar algo tão sincronizado!
há um par de galáxias chamado ARP 87 girando em torno de si mesmo neste exato momento. cada galáxia possui aproximadamente 30 mil anos luz de diametro, e estão mais ou menos 100 a 200 mil anos luz de distância uma da outra. se você visse, parece um balé no espaço. detalhe, elas estão a 300 milhões de anos luz distantes de nós.
e, quanto a uma das galáxias mais brilhantes do universo? a M51 - menor que a nossa galáxia, mas com um brilho 5 vezes maior. se você voasse na velocidade da luz, você demoraria um pouco para chegar lá - 30 milhões de anos!
desculpe se você está se sentindo pequeno. eu não quero que você se sinta pequeno. é que, diante de tudo isso que DEUS criou, VOCÊ É PEQUENO!
agora, a imagem mais impressionante do universo vem na minha mente agora. o DEUS que criou tudo o que nossos olhos conseguem e não conseguem enchergar - um espaço infinito, que é mantido pelas mãos de um DEUS infinito - esse DEUS caminha o infinito para encarnar a natureza humana. encarnando num embrião, passa por todas as fases da gestação, infancia, juventude e idade adulta, para morrer com a culpa que nos era devida. uma demonstração de amor tão grande quanto o universo!
Jo 3:16 - porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu o Seu FILHO único para que todo o que nEle crê não pereça mas tenha vida eterna.
e aí, se sente pequeno? mesmo que sim, você agora pode saber qual é o seu valor...
um grande abraço.