segunda-feira, 11 de julho de 2011

1. A Carta

Como você fala com alguém que está longe e não pode fazer uma ligação? Hoje nós temos vários veículos que nos mantém conectados com nossos queridos distantes, como o twitter, Orkut, facebook, MSN Messenger e e-mails, entre outros. Mas, e quando nenhum desses está à disposição e a saudade aperta? A boa e velha carta sempre é a saída! E nada melhor que receber uma carta de um amigo ou parente que está longe, porque, diferente das mensagens das redes sociais, a carta é guardada num lugar especial.
Deus tem uma carta de amor pra você. Ele deixou esta carta num livro especial: a Bíblia.
Quando Deus criou Adão e Eva, a Bíblia diz em Gênesis 2:21 e 22 que Ele se comunicava face a face com eles. Gênesis 3:8-10 diz que, até o momento em que Adão e Eva caíram em pecado, Ele conversava com eles e eles ouviam a Sua voz.
Mas, o pecado trouxe algo terrível que o livro de Isaías 59:2 descreve como “separação entre vocês e Deus; e os seus pecados encobrem o Seu rosto de vocês, para que não os ouça”. Com a entrada do pecado, o homem foi-se esquecendo gradualmente de Deus, até que Seu amor foi banido da maioria dos corações. O homem começou a escravizar, torturar e matar o seu irmão (Êxodo 1 e 2); e Gênesis 6:5-7 diz que a maldade se espalhou pelo mundo. Por isso, Deus julgou importante escrever a Sua vontade, a fim de que o homem sempre se lembrasse de que existe um Deus.
Deus escolheu pessoas que O amavam e se comunicou com eles de várias formas. Esses profetas foram pessoas pecadoras como nós, mas que se comprometeram a fazer a vontade de Deus. Como Deus se comunicava? “Ouvi, agora, as Minhas palavras; se entre vós há profeta, Eu, o Senhor, em visão a ele, Me faço conhecer ou falo com ele em sonhos.” Números 12:6. No livro de Hebreus 1:1 e 2 diz que um profeta é um porta-voz de Deus para a humanidade. Os livros de Êxodo 17:14 e Apocalipse 1:19 revelam que os profetas deveriam escrever tudo o que lhes fosse revelado num livro.
Ao longo de 1600 anos, príncipes como Moisés, reis como Davi, sacerdotes como Jeremias, boiadeiros como Amós, pescadores como Pedro, Tiago e João, médicos como Lucas, fariseus como Paulo e fiscais da Receita Federal como Mateus, entre muitos outros foram chamados por Deus para dar uma mensagem ao Seu povo escolhido. O primeiro foi Moisés, que escreveu o livro de Jó, cerca de 1500 anos a.C., e o último foi João, que escreveu seu evangelho por volta do ano 100 d.C. Os livros escritos antes de Cristo fazem parte do Antigo Testamento (AT) e os escritos depois de Cristo compõem o Novo Testamento (NT)
Ao todo, são 66 livros e cartas divididos em seis grupos especiais:
Pentateuco – de Gênesis a Deuteronômio;
História – de Josué a Ester no AT e Atos no NT;
Poesia – de Jó a Cânticos de Salomão;
Profecia – de Isaías a Malaquias no AT e Apocalipse no NT;
Evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João;
Cartas – da carta aos Romanos à de Judas.
A Bíblia foi escrita em três línguas distintas: o AT foi escrito em Hebraico e Aramaico, línguas faladas pelo povo de Israel; e o NT foi escrito em Grego, a língua global do Império Romano na época de Jesus. Jesus mesmo falava estas três línguas, além de possivelmente falar o Latim.
Embora os profetas tenham sido os escritores dessa Carta, Deus é o Autor, e o Espírito Santo foi quem inspirou os profetas por meio das visões, sonhos, pesquisas históricas, etc. Êxodo 31:18 diz que o único trecho que foi escrito diretamente por Deus são os Dez Mandamentos, e você os encontra em Êxodo 20:2-17.
A Bíblia é a Palavra de um Deus Eterno. Se Deus não muda, a Sua Palavra também não muda. Apocalipse 22:18, 19 diz que ninguém pode acrescentar ou retirar qualquer coisa “desta profecia”.
Deus escreveu a Bíblia com o objetivo de que, ao lê-la, você seja feliz, viva bem e tenha sucesso. 2 Timóteo 3:16 diz que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e educar na Justiça”. Um pai que ama seu filho, vai fazer tudo isso para que no futuro, ele seja um homem ou uma mulher feliz.
Deus, tem um objetivo com a Carta: Ele quer que, ao lê-la, você alcance vida eterna. Estude a Bíblia. Alimente-se dos seus versos, e você vai encontrar o caminho da verdade e da vida. Jesus orou: “Pai, santifica-os na Verdade. A Tua Palavra é a Verdade!” João 17:17. O Espírito Santo de Deus nos ajudará a entender essa Verdade (João 16:13), e ao você conhecer a “Verdade, a Verdade o libertará.” João 8:32.
Você está passando por lutas e tristezas? Está preso por uma mágoa ou por um pecado? Já está cansado de lutar e lutar, e não conseguir vitória? A Palavra de Deus – a Bíblia vai ajudar você a encontrar paz, liberdade e felicidade. Confie no Deus da salvação, e leia a Carta. Ele vai ajudar você a vencer, e vai mostrar a você o caminho para a vida eterna! Há esperança, meu amigo, e essa esperança você encontra na Carta - na Bíblia!
Estou orando por você. Um grande abraço.

Próximo tema: A Ciência das Origens