domingo, 29 de maio de 2011

Luz na Escuridao

Estou voltando do I Concilio Ministerial da Divisao Sul Americana da Igreja Adventista. Esta escuro no onibus porque quase todos estao dormindo. Para me mover, eu preciso da luz fraca do meu celular. Num ambiente claro, ela nem faz diferenca, mas na escuridao, como uma luzinha se torna importante!
No fim do concilio, nos deparamos com uma situacao semelhante. Escuridao total. Cada pastor recebeu uma igrejinha, com um led vermelho. Ela, sozinha, fazia pouca diferenca naquele salao imenso. Mas quando os pastores as acenderam, aquelas 4000 igrejas iluminaram intensamente o auditorio!
Talvez voce se sinta so um no meio da multidao, com tanta gente talentosa nos pulpitos da igreja, na musica, na administracao, etc., que voce ache que sua luz nao vai fazer muita diferenca.
Mas, imagine comigo: na epoca de Jesus, as casas eram iluminadas com uma pequena lampada abastecida com azeite. Quando a noite caia, a escuridao era muito mais intensa que a das cidades de hoje. Aquela lampada era colocada sobre uma vasilha emborcada para baixo, ou sobre um pequeno candelabro sobre a mesa para iluminar a casa que possuia dois ou tres comodos. Aquela unica lampada iluminava a todos os que estavam na casa.
Jesus disse em Mateus 5: "Voces sao a luz do mundo. Nao se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte, nem se pode colocar uma lampada sob uma vasilha, mas no velador, para iluminar a todos os que estao na casa. Assim, brilhe a luz de voces, para que os outros vejam o que voces fazem e glorifiquem o seu Pai Celeste".
Por mais que pareca que sua luz nao faca muito efeito, imagine entao ela brilhando no meio da escuridao! Faz uma tremenda diferenca.
Hoje, no Impacto Foz, visitei a Clarice, que passa por um cancer que voltou a tirar sua paz. Eu dei um livro "Ainda Existe Esperanca" para ela, alem de um abraco e uma oracao. Eu me comprometi a orar por ela. Nao sei que diferenca isso vai fazer, so la no ceu, provavelmente, eu vou saber, mas, acho que minha luz brilhou nas trevas que ela esta enfrentando.
Ore por alguem, de um sorriso ou um abraco. Entregue um livro. Peca a Deus sinceramente, e Ele mostrara como sua luz pode brilhar na escuridao, como meu cel aqui no onibus, ou aquela igrejinha no salao, ou aquele livro nas maos da Clarice.
Um abraco. Estou orando por voce.